Vesícula Biliar Preguiçosa - Franco e Rizzi
(11) 3845-5820
A Clínica Franco e Rizzi

Vesícula Biliar Preguiçosa

O fígado produz diariamente 2 litros de um líquido amarelado chamado bile. Esse líquido escorre por um canal até o intestino onde exerce sua função que é digerir as gorduras presentes em nossas refeições.

Desse canal principal nasce um estreito canal que termina num pequeno reservatório chamado vesícula biliar onde uma pequena quantidade de bile fica armazenada

(talvez 1% da produção diária de bile ). Quando ingerimos algum alimento gorduroso a vesícula biliar se contrai expulsando essa quantidade de bile para auxiliar na digestão das gorduras. Algumas pessoas tem a “vesícula biliar preguiçosa”. Nesse caso, a vesícula não se contrai e a bile imóvel acaba se cristalizando e empedrando. Dessa forma, surgem os cálculos ou pedras de vesícula biliar.

 

abdome superior

abdome superior

Essas pedras podem provocar cólicas e náuseas principalmente após refeições gordurosas. São as cólicas biliares localizadas no lado direito do abdome superior.
A pedra pode entupir a vesícula biliar causando grave infecção chamada colecistite aguda com risco de perfuração e peritonite.

A pedra pode chegar ao canal principal do fígado obstruindo a passagem de bile ao intestino. Nesse caso a bile represada sobrecarrega o fígado e transborda para o sangue o qual tinge a pele e as mucosas de amarelo (icterícia) e cora a urina de marrom (colúria). É a chamada coledocolitiase.

 

A pior situação, porém, é quando a pedra no canal do fígado obstrui o ducto pancreático causando a temível pancreatite aguda, doença grave e traiçoeira que traz risco à vida.
A formação de cálculos de vesícula biliar ocorre principalmente em mulheres adultas, obesas e multíparas.

 

exame ultrassonográfico abdominal

exame ultrassonográfico abdominal

O diagnóstico é feito através de exame ultrassonográfico abdominal periódico.
O tratamento é cirúrgico e chamado Colecistectomia, ou seja, retirada da vesícula biliar. Essa cirurgia é preferencialmente realizada por videolaparoscopia (cirurgia minimamente invasiva realizada através de 4 diminutas incisões de 0,5 a 1 cm ). A alta hospitalar geralmente ocorre em 1 dia com retorno as atividades pessoais em 2 dias. A vesícula biliar é um órgão dispensável, sendo que sua retirada não tem implicação alguma.

Back to Top
CLÍNICA DR. ROBERTO RIZZI

(Atendimento Particular)
Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 275
Conj. 122 e 123
Vila Nova Conceição
Sáo Paulo – SP – Cep : 04544-000
Fone: +55 (11) 3045-6700

Franco e Rizzi
Unidade Itaim

Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 46
Conj. 62
São Paulo – SP

Franco e Rizzi
Unidade Anália Franco

Rua Serra de Botucatu, 660
Conj. 61/62/63/64
São Paulo – SP
Fone: +55 (11) 2672-3457/2672-4303

Franco e Rizzi
Unidade Jabaquara

Rua dos Buritis , 128
Conj 503 A
São Paulo – SP

Home | A Clínica | Como chegar?Newsletter | Fale Conosco                                                   Central de Agendamento LIGUE: 11 3845-5820