A Obesidade e as Cirurgias Bariátricas - Franco e Rizzi
(11) 3845-5820
A Clínica Franco e Rizzi

A Obesidade e as Cirurgias Bariátricas

A origem da obesidade

A origem da obesidade

O século XX foi o berço de uma epidemia mundial chamada Obesidade. Não importa a idade, sexo ou condição sócia econômica; todas as pessoas estão engordando em ritmo assustador. As consequências da obesidade são o surgimento de doenças graves que limitam a quantidade e a qualidade de vida, como por exemplo a hipertensão arterial, a diabete, as doenças cardiovasculares, a apneia do sono, as doenças ortopédicas como sobrecarga de joelhos e quadril entre outras.

A origem da obesidade é comportamental, ou seja o homem moderno adotou maus hábitos. Ele desenvolveu um tipo de alimentação hipercalórica; baseada em massas, doces e gorduras; a qual não causa saciedade induzindo-o à alimentação compulsiva. Além disso, o homem moderno é totalmente sedentário. Em outras palavras, ele ingere grande quantidade de calorias e não gasta energia. Essas calorias excedentes serão armazenadas no corpo na forma de gordura.

As mulheres armazenam a gordura no subcutâneo (espaço entre a pele e os músculos) principalmente no quadril. Esse tipo de gordura incomoda do ponto de vista estético, mas não costuma trazer muitas doenças.

Os homens armazenam gordura visceral (dentro do abdômen). Esse tipo de gordura é muito perigosa, pois produz hormônios que causam hipertensão arterial e diabetes.
O tratamento da obesidade é a mudança de hábitos, ou seja, ingerir alimentos saudáveis e ter atividade física. Em alguns casos de obesidade severa, resistente ao tratamento clínico ou com doenças associadas indicamos a Cirurgia Bariátrica.

Bypass Gástrico

Bypass Gástrico

O Bypass Gástrico Videolaparoscópico (também conhecido por reduçãode estômago) é acirurgiabariátrica de maior aceitação mundial. É a cirurgia reconhecida como o padrãoouro internacionalmente. Sua meta é a perda de 35 a 40 % do peso com boa qualidadede vida, pois o paciente tem suafome diminuída e não costuma apresentar vômitos ou diarreia. É muito importante ressaltar que o paciente precisa participar, ou seja , reeducando sua alimentação, realizando atividade física constantemente e frequentando consultas de acompanhamento para sempre.

Obesidade – Novos rumos

A obesidade é o grande mal do século, pois essa condição causa perdas irreparáveis, tanto na qualidade, quanto na quantidade de vida. O grande responsável pela obesidade na espécie humana é o estilo de vida do homem moderno. O homem moderno modificou seus hábitos de forma radical.

Todo ser vivo é fisicamente ativo na sua essência, pois ele foge para não ser comido e ao mesmo tempo persegue outro ser vivo para alimentar-se. Além disso, várias espécies animais tem por rotina a disputa entre seus membros tanto pelo poder como pela conquista de suas fêmeas, porém nessas últimas décadas o ser humano tornou-se completamente sedentário, sendo dependente de automóveis, elevadores, Internet, etc.

Nosso tubo digestivo foi programado para receber alimentos ricos em fibras como verduras e vegetais. Infelizmente, o homem moderno, movido pela praticidade na conservação e transporte de alimentos, criou artificialmente alimentos ricos em gorduras e açúcares, produzindo uma nova dieta, uma dieta hipercalórica.

A somatória do sedentarismo com uma dieta hipercalórica está produzindo uma nova espécie humana na qual doenças como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e ortopédicas fazem parte da vida da maioria das pessoas. Além disso, acredita-se que apesar dos constantes progressos tecnológicos provavelmente a sobrevida humana será reduzida nas próximas gerações por causa dessas doenças e talvez pela primeira vez na história do homem o neto viva menos que o avô.

Hábitos Alimentares

Hábitos Alimentares

Precisamos urgentemente mudar nossos hábitos. É necessário buscarmos ajuda de um nutricionista para orientação de compras no supermercado. Precisamos privilegiar as fibras na dieta, as quais, além de controlar o peso, são importantes na prevenção do câncer intestinal. Além disso, precisamos incluir a atividade física em nosso dia a dia.
O endocrinologista pode colaborar muito nesse projeto. Existem medicamentos que inibem o apetite e induzem a saciedade. Também usamos medicamentos que diminuam a ansiedade e dessa forma controlem a hiperalimentação compulsiva.

Desde 1952, os cirurgiões tem participado no tratamento de pacientes “grandes obesos especiais ”, nos quais o resultado do tratamento clínico mostrou-se insatisfatório. O Bypass Gástrico é a cirurgia tida como padrão ouro. Promove na média uma perda de 35 a 40% do peso corporal e traz alívio nas doenças associadas a obesidade. Os pacientes operados por essa técnica costumam sentir grande diminuição na fome e não costumam referir desconforto digestivo como vômitos, diarreia, etc.
Existe um balão que pode ser insuflado no estômago por endoscopia e que causa algum grau de saciedade por um período de 6 meses, após o qual ele deve ser retirado também por endoscopia.

Alguns novos dispositivos estão em fase experimental. Existe um tubo de silicone introduzido por endoscopia que impede o contato do alimento com uma parte do intestino gerando benefícios tanto na obesidade como no diabetes tipo 2. Também existe um marca passo gástrico semelhante ao marca passo cardíaco, o qual dá choques no estômago e dessa forma diminui a sensação de fome.

Todas essas novidades são certamente bem vindas, mas é necessário que fique claro que a mudança de hábitos é a única solução. Todos os tratamentos devem ser.

Back to Top
CLÍNICA DR. ROBERTO RIZZI

(Atendimento Particular)
Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 275
Conj. 122 e 123
Vila Nova Conceição
Sáo Paulo – SP – Cep : 04544-000
Fone: +55 (11) 3045-6700

Franco e Rizzi
Unidade Itaim

Rua Dr Alceu de Campos Rodrigues, 46
Conj. 62
São Paulo – SP

Franco e Rizzi
Unidade Anália Franco

Rua Serra de Botucatu, 660
Conj. 61/62/63/64
São Paulo – SP
Fone: +55 (11) 2672-3457/2672-4303

Franco e Rizzi
Unidade Jabaquara

Rua dos Buritis , 128
Conj 503 A
São Paulo – SP

Home | A Clínica | Como chegar?Newsletter | Fale Conosco                                                   Central de Agendamento LIGUE: 11 3845-5820