Agendamento de consultas:

(11) 3845.5820

(11) 99972.7318 / 98790.5485 / 99972.5701

  • Instagram
  • Facebook
whatsapp.png
whatsapp.png
whatsapp.png

© 2019 por Clínica Franco e Rizzi

Doenças Perianais

Chamamos de canal anal os últimos 4 cm do tubo intestinal. Trata-se de um túnel que conduz as fezes para o exterior. Esse túnel é abraçado por músculos que garantem a continência fecal, impedindo assim, a saída involuntária de fezes. Internamente existem as veias que fazem um revestimento macio como um "air bag" de forma a facilitar a passagem das fezes de modo suave, e, além disso, faz o ajuste fino da continência fecal.


Para que a passagem de fezes ocorra de forma saudável é necessário que tenhamos um bom ritmo intestinal, ou seja, fezes macias e úmidas. Recomendamos dieta rica em fibras, ingestão líquida frequente e atividade física (principalmente caminhar). Também recomenda-se higiene anal de forma delicada.


A região do ânus é afetada por várias doenças e elas são muito frequentes na população. Seus principais sintomas são coceira, dor, secreções e escapes de fezes.

HEMORRÓIDAS – São veias do intestino reto que podem dilatar e exteriozarem pelo ânus. Ocorrem principalmente em obstipados, obesos, gestantes e sedentários. O quadro clínico costuma ser dor, coceira e sangramento.

FISSURA ANAL – São ferimentos no ânus determinadas pela passagem de fezes endurecidas e secas as quais provocam intenso esforço evacuatório. São frequentes em idosos e sedentários. A queixa costuma ser dor ao evacuar e secreção local.

PLICOMA ANAL – É um acúmulo localizado de pele na região do ânus. Não costuma provocar dor, mas proporciona desconforto e alteração estética.

 

FISTÚLAS PERI ANAIS – São pequenos orifícios próximos ao ânus que apresentam saída de pus. Podem ser sinais de inflamação no intestino ou infecção local.

VERRUGAS – Podem ser condilomas (verrugas causadas pelo Papiloma Vírus popularmente conhecida como H.P.V) que se não tratadas adequadamente, determinam em alguns casos o câncer de reto, ânus e colo de útero.

INCONTINENCIA ANAL = Ocorre escape involuntário de gases e fezes.

CANCÊR DE ÂNUS – Doença pouco comum. São pequenas feridas endurecidas, o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para a cura.

Cuide bem de sua saúde, beba muito líquido, coma frutas, verduras e mantenha uma atividade física regular. Procure o especialista em qualquer situação suspeita. Lembre-se que o diagnóstico precoce e o tratamento correto são fundamentais para uma boa saúde.